Buscar

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Dia Mundial Sem Carro

Oi, como vai você?       
                                                                                                                     
Seria fantástico se os brasileiros andassem mais de bicicleta como nos países gringos. Mas infelizmente, o nosso país não tem estrutura suficiente para suportar centenas, ou talvez milhares de bicicletas transitando nas ruas. As ciclovias existentes têm bueiros quebrados, buracos e pisos irregulares. Complicando a vida de pessoas conscientes do mal que os carros fazem para o meio ambiente. A bicicleta é um meio de transporte bastante saudável para o corpo e também para o ar que respiramos. Todos devem pelo menos uma vez por semana deixar o carro na garagem e ir para o trabalho de “magrela”. Você levará uma vida melhor assim. Acredite!

Cidades do mundo todo estão aderindo à campanha: “Dia Mundial Sem Carro”. Na Europa vários países já participam do movimento, que é comemorado no dia 22 de setembro. Os asiáticos também andam muito de bicicleta, e segundo pesquisas vivem melhor e levam uma vida saudável e de plena atividade. Nos países europeus, a semana é cheia de atividades, no que chamam de Semana Européia da Mobilidade – 16 a 22 de setembro.  A data foi criada na França, em 1997; e o objetivo principal do movimento é causar a reflexão da população sobre o uso excessivo do automóvel. Encorajando às pessoas a experimentar o uso da bicicleta, contribuindo para que todos utilizem formas alternativas de transporte é a ideia central do movimento. 

Infelizmente no Brasil bastante coisa precisa ser melhorada para alcançar o nível gringo. Apesar da dificuldade dos brasileiros, estamos caminhando devagar, mas estamos...Na cidade de São Paulo, por exemplo, estão ocorrendo desde 2003 muitas atividades que incentivam o ciclismo. Os movimentos na cidade receberam tantas aprovações que tiveram o apoio da Associação Nacional de Transporte Público, da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente. O movimento continua até hoje, e desde o seu surgimento está atingindo muitos adeptos. O movimento acontece também em Belo Horizonte, e outras cidades brasileiras. Para ajudar aos “bicicleteiros de plantão” encontrei um site onde vocês poderão baixar o Código de Trânsito Brasileiro para Ciclistas. Saiba dos seus direitos, pegue sua bicicleta e saia para as ruas. O mundo precisa da sua ajuda para vivermos bem e saudáveis.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
 
Copyright © 2015. ~ Alternativos ~ .
Design by Herdiansyah Hamzah. Published by Mais Template.
Creative Commons License