Buscar

sexta-feira, 21 de março de 2014


A Liberdade está na essência
(Redigido por Bárbara Francyele)


A liberdade sartriana defendida por Jean Paul Sartre (1905- 1980) é baseada no existencialismo ateu. Para ele Deus não existe, e seria apenas um obstáculo para o homem alcançar a liberdade. Sartre acreditava que cabe ao homem decidir sobre a própria vida, e seguir o melhor rumo para ela, sendo que cada escolha teria um efeito sobre todos os homens.

Segundo as concepções tradicionais, o ser humano possui uma essência, uma natureza humana universal, do mesmo modo que todas as coisas têm igualmente e essência. Por exemplo, a essência de uma mesa, aquilo que faz com que ela seja mesa e não cadeira. Não importa que a mesa seja de madeira ou vidro, que seja grande ou pequena, mas que tenha as características que nos permitam usá-la como mesa. No caso do ser humano, a existência precede a essência, ao contrário do que ocorre com as coisas e os animais. Assim diz Sartre: “...O homem primeiramente existe, se descobre, surge no mundo; e que só depois se define. O homem, tal como, o concebe, o existencialista, se não é definível, é porque primeiramente não é nada. Só depois será alguma coisa e tal como a si próprio fizer. Assim, não há natureza humana, visto que não há um Deus para conceber. O homem não é, não apenas como ele se concebe, mas como ele quer que seja, como ele se concebe depois da existência, como ele se deseja após este impulso para a existência; o homem não é mais o que ele faz. Tal é o primeiro princípio do existencialismo. (SARTRE, J.P. O existencialismo é um humanismo. Lisboa: Presença, 1970. p. 216)

O ser humano é um “ser-para-si”, pois é consciente, a consciência é auto-reflexiva, pensa sobre si mesma, é capaz de pôr-se “fora” de si. Já as coisas e os animais, são “em- si”, ou seja, não são capazes de se colocar “do lado de fora” para se autoexaminarem. 

Ao se perceber “para-si” o ser humano descobre que não há essência ou modelo para orientar o seu caminho e que o futuro encontra-se disponível e aberto; portanto está “condenado a ser livre”. A se ver totalmente liberto, e ao sentir-se vazio o indivíduo vive a angústia, devido às escolhas que tomou, podendo afetar negativamente a sociedade, que o leva a má-fé por medo de agir por si próprio e acabar afetando os demais.


Aquele que recusa a liberdade torna-se desonesto, desprezível, pois recusa ser “para-si” e passa a ser “em-si”, semelhante às coisas. Para Sartre a angústia é necessária, pois de tal forma ela acaba tornando o homem mais cauteloso na hora de tomar decisões que implicam na vida das pessoas ao seu redor, não faz com que ele perca sua liberdade, mas ao mesmo tempo lhe dá a conscientização do quanto à responsabilidade da sua própria liberdade e ação é importante.
“Assim, não temos nem atrás de nós, nem diante de nós, no domínio luminoso dos valores justificações ou desculpas (...) o homem está condenado a ser livre.
Condenado porque não criou a si próprio; e, no entanto, livre, porque uma vez lançado ao mundo é responsável por tudo quanto fizer...” (J.-P. Sartre. O Existencialismo é um humanismo. Lisboa, Presença, s/d, p. 226)

Sua liberdade é você quem define, o ser humano é livre e sabe o que é melhor pra si. Cada um sabe o que lhe faz bem ou mal, o que lhe traz felicidade ou tristeza. Então seja livre, perceba a essência das coisas. A liberdade está em suas mãos, então seja livre!



Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
 
Copyright © 2015. ~ Alternativos ~ .
Design by Herdiansyah Hamzah. Published by Mais Template.
Creative Commons License